sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Salvação

O que a Bíblia fala sobre meios de salvação? O eunuco, evangelizado por Filipe, usou quais meios de salvação? Ele creu que Jesus é o Filho de Deus e em seguida foi batizado. O ladrão na cruz creu em Jesus Cristo e foi salvo. A Palavra diz que fazem jus à vida eterna todo aquele que crê (Jo 3.16). Jesus disse que quem nele crê não é condenado (Jo 3.18). O único meio de salvação é Aquele que é o caminho (Jo 14.6).
Participar de determinada denominação ou religião não salva. Participar de eventos religiosos não leva à salvação. Não são meios eficazes. O casamento não é meio eficaz para que sejamos salvos. O simples fato de confessarmos nossos pecados não nos leva ao céu. Muitos confessam mas continuam pecando, isto é, vivem em pecado (Pv 28.13; 1 Jo 5.18). Participar da ceia do Senhor, digerir o pão e o vinho, não produz salvação.
Necessário um novo nascimento, uma mudança, uma regeneração que ocorrem pelo arrependimento e pela fé no Senhor Jesus (Ef 2.8-9). Se não houver mudança real, mudança interior, não haverá salvação. É preciso que sejamos novas criaturas em Cristo Jesus (2 Co 5.17). O novo nascimento nasce no coração.
"Se com a tua boca confessares... e em seu coração creres..." (Rm 10.9).
Quando perguntaram a Pedro qual seria o primeiro passo ele prontamente respondeu: "Arrependei-vos" (At 2.38). Arrependimento é algo muito particular, individual e interior.
Por isso, o batismo não é meio eficaz. Se fosse, batizaríamos todos - ainda que forçadamente como fizeram em tempos passados - e todos seriam salvos. Batismo sem fé é morto, inválido, inútil. Da mesma forma, participar da ceia do Senhor sem ser realmente filho de Deus pela fé no Senhor Jesus (Jo 1.12) não significa coisa alguma. Não é meio eficaz de salvação.
Quem deseja salvar-se precisa ir a Jesus, com humildade e arrependimento, reconhecendo que é um pecador e carece da misericórdia divina (Rm 3.23). Jesus é o caminho eficaz.

Nenhum comentário: