sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

A MULHER NÃO PODE USAR CALÇA COMPRIDA?

O único texto bíblico que fala sobre roupa de homem e de mulher, que contém uma proibição, e que os pregadores de “doutrinas” usam muito, está no Antigo Testamento, em Deuteronômio 22:5, e diz o seguinte: “A mulher não usará roupas de homem, e o homem não usará roupas de mulher, pois o SENHOR, o seu Deus, tem aversão por todo aquele que assim procede.” Leia de novo este versículo e responda: Onde está falando de calça comprida? Em nenhum lugar. E nem poderia, porque este versículo foi escrito por Moisés em 1.405 a.C. e, naquela época, não existia calça comprida. A calça comprida só surgiu na França, no final do século 19. Então, do que o versículo acima está falando? Ele está falando de vestido. Porque, naquela época, tanto homens como mulheres usavam vestidos! O próprio Senhor Jesus usava vestido. Veja nesta passagem: (Jo 19:23-24). E mesmo depois de glorificado, Jesus é descrito por João como “vestido até os pés de um vestido comprido” (Ap 1:13). Assim como, nos costumes bíblicos, há diferença entre o vestido usado pelo homem e o vestido usado pela mulher, assim também, nos dias de hoje, há diferença entre a calça comprida usado pelo homem e a calça comprida usada pela mulher. Apesar de parecidas, não são iguais. Usar calça comprida não é abominação para a mulher, porque o seu modelo é feminino e a mulher não está querendo se passar por homem. Na Escócia os homens usam saias e na África eles usam vestidos e não é por causa disto que os cristãos escoceses e africanos irão para o inferno. Compreendeu a diferença? Cada época e país têm a sua cultura. Se fosse para nos vestirmos conforme os costumes bíblicos, então todos os pregadores de doutrinas de roupas estão fora da “doutrina” e deveriam andar de vestidos, pois ternos e gravatas não existiam naquela época. Procure trajar-se com modéstia e decência, servindo ao Senhor com santidade no seu coração.

58 comentários:

Anônimo disse...

concordo com isso mais falemos da tentaçaõ dos demonios o home no peca com os olhos cuando a mulher usa calça apertada cade a sabiduria de Deus en sua vida

Unknown disse...

meu querido me responda algo, a calça foi criada quando no brasil?
se vc visualizar quando ela chegou no Brasil ja existia a postura de vestuario q qual foi trazida de Portugal para o Brsil após o descobrimento relatado, a calça foi gerada em baixo de escandolos a qual muitos se desviaram da fé por rebeldia e criação da mesma aq no brasil, roupa não leva ninguem ao céu mas tem coisas que só o deus poderoso pode relatar ao ser humano vc acha que algo que foi criada em baixo de escandalos e bom pra uma cristã usar?
DIACONO tIAGO

Unknown disse...

Eu fico chocado quando vejo que em pleno século XXI ainda se discuta sobre usos e costumes. Dou graças a DEUS por existir internet e muitas coisas venham ser esclarecidas. Parabenizo o Pr. ELIZEU SOUZA por todas as palavras aplicadas. Quanto àqueles que ainda têm dúvidas a respeito de trajes femininos, procurem estudar um pouco mais, pois conhecereis a verdade e ela vos libertará.

FERNANDO SILVA
Seu conservo

Anônimo disse...

tem muita gente precisando se converter ainda...sejam crentes de verdade...

gil disse...

voces homem machista pregam sobre calças , ate pareçe que não tem a nada mais pra fazer como ganhar alma para o reino de Deus, vcs so falam isso pq vcs usam, mais tenho certeza que as mulheres dos outros vcs acham bonitas quando usam calça , so a sua que não pode, por favor vamos deixar de demagogia e parar com esses bestirou, pq tem muita gente morrendo , por causa de usos e costume. a Paz

Anônimo disse...

bla..bla..bla..Wiskas sachê...

Anônimo disse...

buscai a paz e a santificação ,sem a qual ninguem VERÁ o SENHOR
ainda velamos pelo bom costume , e Deus tem nos abençoado
abraço

Anônimo disse...

Prezados irmãos em Cristo que fizestes comentários a respeito. Procurais ao máximo possível evitar os erros crassos verificados na digitação de vossos textos.

- A Gil, parece ter fobia do tal "machismo" então certamente pauta sua vida pela cartilha editada pelas Feministas que procuram destruir lares fomentando uma luta entre homens e mulheres exacerbando o tema MACHISTA.

- QUANTO AO TEMA: Ainda que a Bíblia mencione a desaprovação de Deus, quanto ao Homem usar roupas peculiares às da Mulheres e vice e versa. O que os Cristãos devem olhar hoje em dia, vai além dessa limitação básica, principalmente para os defensores de que as mulhers verdadeiramente cristãs usem vestidos e conjuntos com saias em detrimento do uso de calças. Pois na verdade o estilo de vestuário na época da Igreja primitiva era bem parecido, pois os homens usavam túnicas (uma aparência de vestidos). Porém o que tenho observado hoje nas igrejas é uma ivansão de sensualidade através das "irmãs" usando as calças apertadas mostrando nitidamente as calcinhas, e pasmem, até usam calças brancas. Ou seja estão se tornando verdadeiros instrumentos nas mãos de satanás para tentarem aos irmãos, ou se tornarem objetos de atração sexual (Dentro das igrejas). O irmão disse certo, já se questionaram quanto a origem das calças, e eu digo mais, olhem a origem da moda de uma forma geral...

Anônimo disse...

ao irmão Asclépio,eu não sou machista e nem feminista,foi uma falta de educação da sua parte,e isso que cobro dos "evangelicos",
bons costumes se enquadra em EDUCAÇÂO,isso eu não vi em você!
mais olhando pro outro lado, o lado da psicologia,você fica com esses pensamentos e porque no minimo você tem vontade de usar saias e a sociedade não aceita!fica na paz!

Ras Nguimba Ngola disse...

Não acredito que os cristão continuem discutindo questões básicas que não levam a lado nenhum. Usar o deixar de usar calças não devia ser a questão principal. estamos agradando a Deus na nossa forma de o adorar? Somos realmente obedientes a sem coocarmos nossos interesses ou desejos em primeiro lugar? O amor a Deus e ao próximo, devia ser este o tema principal om o qual os cristãos deviam se preocupar pois é a mais importante doutrina. Quanto a costumes, cada uma das denominações que se dizem cristãs, têm o seu. Eu fui Testemunha de Jeová por muito anos e as mulheres lá não podem usar calças na reunião e na pregação mas fora disto exibem-se com extragâncias deste mundo com relação a moda. E outras igrejas têm seus costumes, por exemplo aqui na África (Angola) existe uma igreja africana que exigem apenas um certo tipo de cores de roupas a usar. Recentemente converti-me a Jesus e tornei-me membro da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal, e tivemos discussões com relação a este costume nas aulas de preparação para o batismo. É um costume e seguirá quem realmente desejar e isto não impedirá de ganhar a salvação mas se desejar ser membro terá de seguir o costume. Os primeiros cristãos tb tinham muitos costumes que de certeza incomodava a sociedade daquele tempo.

Vamos procurar antes nos apresentar como obreiros santificados para Deus moldando nosso carácter para que Jesus se maravilhe de nós e provavelmente sermos arrebatados na sua vinda.

Amém

Nguimba Ngola
Luanda-Angola

Anônimo disse...

OLÁ me deparei com a questão, e o que tenho a dizer é DEUS nem tudo escreveu na biblía sagrada mas as demais coisas seriam para nós reveladas. Quem tem o espírito Santo com certeza entende o que deixo a entender. Calça realmente eu acho que não é para mulher, como eu. Tem muitos que infelizmente serão rejeitados por Deus naquele grande dia por desdobrar a palavra de Deus. Tem coisas que são reveladas para cada um que se posiciona a ir para o céu. Com certeza aqule que dizer isso não tem problema, coitadinhos. E Deus disse que a porta seria estreita.

Álef disse...

Tema interessante!

Caro Elizeu, como você decidiu refletir sobre esse tema de importância capital para todos nós, cristãos, seria muito salutar ao debate, que iniciássemos conceituando termos.

Se não for pedir muito, você poderia conceituar alguns termos, como:

O que é costume?
O que é Doutrina?
O que é moda?
O que é práxis social?
O que é a Bíblia?

E também respondesse as seguintes perguntas:

Como os costumes surgem em um grupo social?

Qual a importância dos usos e costumes para um grupo social?

Quem influencia quem?

Nestes termos aguardo manifestação,

Em Cristo,

Álef

eliezer maia disse...

Caro pastor Elizeu, um dia Deus vai julgar cada um e voce dara conta dessas palavras que com certeza levarão muitos a perdiçao. Pra que interpretar a Bíblia? Deus disse: não usará a roupa de homem independente da época que ele estava falando. A Bíblia é a mesma! Quer saber qual a roupa de homem nos dias de hoje? coloca um homem de saia ou vestido pra ver se isso é roupa de homem. Não é!!!!! Calça comprida é roupa de homem e não de mulher e isso é uma abominação para Deus. Não interpretem a Bíblia não façam isso pois Deus não precisa de ninguem para interpreta-La a nao ser o próprio Espirito Santo. Que Deus possa abrir os olhos de voces, cegos e possa trazer a Luz!

www.luzdoentardecer.org

gil disse...

caro eliezer maia . minha irmã tem um monte de calça aqui, ela quer da pra vc usar blz

Anônimo disse...

a questão que a mulher pode usar calças compridas e a diferença esta no corte, vamos observar o que diz a Bília que haja diferença entre o povo de Deus a Bíblia diz que se deve ser santo em toda a maneira de ser,concordo com um comentario quando diz que se colocar um homem usando saias ou vestidos como vamos encarar essa realidade dentro das igrejas como vão agir as pessoas, a palavra de deus ele transcende a cultura de qualquer povo,nação e pensamento de qualquer pastor,vejamos que esses que agora defendem o uso da calça por mulheres e condenam a doutrina que foram entreque por homens que tiveram as sua vidas guiadas por Deus. será que esses homens que desbravaram o evangelho nesse pais estavam todos errados a respeito dessa doutrina? será que o espirito santo nunca lhes revelou a verdade? só agora depois que dividem a igreja esses pastores sem compromisso com as almas só tem interesse por dinheiro tem a palavra final, a biblia fala de doutrina de homem,de deus e do diabo. o que será da igreja em um futuro bem procimo.

Anônimo disse...

Quando a biblia fala de o homem não usar vestes de mulher e vise e versa, ele fala sobre o homosexualismo que existia na epoca, pois os homosexualismo e demonio e eles exsitem des da criação, naquela epoca todos usavam vestidos, porém os dos homem eram retos e os da mulheres acinturados, não exisitia calça a mesma foi feita em 1855 e para ser usada por mulheres, o fato e não importa a roupa que veste, o que importa e estar vestido descentemente, ter um coração puro, Jesus disse: "Ide e pregai o evangelho a toda criatura", "buscai primeiro o reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentada", por que vocês se prendem a doutrinas humanistas sem explicação logicas, e deixam de fazem o que Jesus pregou, mantem-se em santidade, em Jejum e oração, entregue o seu coração a Deus, o que adianta usar sai e ficar falando mal da irmã no final do culto, vai ganhar almas , envagelizar, estudar a biblia e ver o que realmente Deus quer na sua vida. Vc vai usar saia a vida toda e quantas almas vai ganhar para o Senhor... Se todos os crentes doutrinados estudasse teologia , não haveria essa cegueira toda.Nos somos livres pelo sangue de Jesus,mas pertencemos a ele em verdade e em Espirito, Seja um modelo de Cristo , Seguidor dele e não seguidor de Pastor.
Que Deus abençõe e te livre da cegueira.

Anônimo disse...

A paz do Senhor, gostaria de ressaltar, o porquê que as mulheres que se dizem santas, compram calças compridas, indecentes? A Bíblia diz, que quem está em Cristo Nova Criatura é, as coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo, então uma pessoa que outrora usava calça, não vai ter que deixar de usar, o MAIOR problema é que as calças das santas do Senhor, estão iguais as mundanas, se vc andar pelas ruas, você não consegue identificar quem é quem. Porque que aqueles que querem usar não usam uma calça decente, calça tipo larguinha, não mostrando nada, essas não se encontram para comprar, porque que é cafona, se a Bíblia diz que a roupa da mulher tem que ser decente, não vai ser colocando uma calça apertadinha para chamar atenção de outros, porque todos nós sabemos qual é a intenção de uma mulher colocar uma calça apertada? É lógico para chamar atenção de alguém, irmãs não faça pecar o teu próximo, isto tem derrubado muitos irmãos, pois o adversário usa de muitas estratégias para derrubar o povo de Deus, como ele não tem conseguido derrubar com as de fora, estão usando as de dentro para acabar até mesmo com ministérios, uma pergunta que peço a todas que usam, se olhem no espelho e pergunta se vc está parecida com Cristo ou com uma mundana, qual é a diferença que vc tem feito neste mundo, sei que roupa não salva ninguém, mas ajuda o cristão em sua identificação. se a mundana está usando uma calça, e eu sendo santa, como vou colocar a mesma calça que a mundana está usando. Fique com Deus e vamos analisar os fatos, o diabo ele vem com sapatinho de algodão, as vezes ele não te deurrba no adultério, mas faz vc derrubar outros.

Priscila disse...

Fala sério, cada um se veste do jeito que quer, temos o livre arbítrio pra isso, por que toda essa picuinha com vestimentas? Quer dizer que quando você morrer você vai ser julgado pelas roupas que usavam? Então os índios podem ir direto pro inferno, presumo eu! Roupa é subjetivo, assim como tudo na vida, ninguém sabe pra onde vai e nem de onde veio, então a única coisa que nos resta é viver, do jeito que cada um acha certo e vamos deixar pra que alguém, se é que seremos mesmo julgados, faça isso! Então queridos, vistam-se, andem nús! A vida é de vocês!

Anônimo disse...

SO ACEITA A TAL IDEIA DE USAR CALSA. AQUELES QUE AS MULHERES MANDAO NELES SAI COM AS CALSAS COLADAS MOSTRANDO A CALSINHA. ISTO E IDEIA DE DEUS NAO, E SIM DE CORNO CONFORMADO.

Anônimo disse...

A PAZ PR ELISEU
LI A SUA POSIÇAO SOBRE O USO DE CALÇA COMPRIDA E CONCORDO PLENAMENTE.
VOU ATÉ CONTAR-LHE UM OCORRIDO:
UMA IRMÃ NOVA CONVERTIDA MAS CONHECEDORA DA BIBLIA, APRENDEU CERTO O QUE É DOUTRINA E O QUE É COSTUME
CRIADOS PELO HOMEM.
POIS BEM AS IRMÃS SE REUNIAO NA IGREJA PARA O CIRCULO DE ORAÇÃO, OS ENSAIOS ETC.
ELA SAINDO DO TRABALHO RESOLVEU DAR
UMA PASSADA NA IGREJA PARA ORAR E ENSAIAR COM IRMÃS E FOI DO JEITO QUE ESTAVA (CALÇA COMPRIDA)
ATÉ ELA IR EM CASA TROCAR JÁ NÃO DARIA TEMPO, ENTÃO FOI.
ENSAIOU E OROU COM IRMÃS, NA HORA DA SAIDA O PR DA IGREJA ESTAVA LÁ
CHAMOU A IRMÃ E DISSE QUE ELA ESTAVA VESTIDA DE HOMEM E NÃO PODERIA IR NO CIRCULO DE ORAÇÃO.
ELA TENTOU EXPLICAR-LHE MAS EM VÃO
ELE NÃO QUERIA SABER SÓ DISSE QUE
COM VESTE DE HOMEM NÃO ERA PARA ELA ENTRAR MAIS NA IGREJA E NEM ANDAR NA RUA VESTIDA DE HOMEM.
A IRMÃ DECIDIU FICAR QUIETA, APESAR
DE HUMILHADA E TRISTE FICOU QUIETA.
E APOS UNS DIAS TEVE UMA IDEIA.
DECOBRIU O NUMERO DA CALDA DO PR
E LEVOU UM PRESENTE PRA ELE.
UMA CALÇA COMPRIDA IGUALZINHA AQUELA QUE ELA TINHA IDO À IGREJA
NAQUELE DIA E HAVIA SIDO TÃO HUMILHADA POR ELE.
LÓGICO ELE FICOU CONTENTE COM O PRESENTE E AGRADECENDO A IRMÃ E ABRINDO O PACOTE, QUANDO MUDOU A
FISIONOMIA E DISSE A IRMÃ NÃO POSSO
USAR ESTA CALÇA.
PORQUE PASTOR O NUMERO DO SENHOR NÃO É ESTE?
NÃO É ISSO IRMÃ O NUMERO É ESSE MESMO.
ENTÃO O QUE FOI PASTOR?´
PORQUE O SENHOR NÃO PODE USAR A CALÇA COMPRIDA ENTÃO PASTOR?
ELE SEM PENSAR RESPONDEU:
AH IRMÃ ISTO É CALÇA DE MULHER.
FOI QUANDO A IRMÃ PRONTAMENTE RESPONDEU
AH PASTOR NÃO ESTOU ENTENDENDO
POIS FOI UMA CALÇA IGUAL A ESSA QUE
EU ESTAVA VESTINDO AQUELE DIA NO
ENSAIO DAS IRMÃS E O SR FICOU BRAVO
DISSE QUE EU ESTAVA VESTIDA DE HOMEM.
MAS AGORA O SR FALA QUE NÃO PODE USAR A MESMA CALÇA POIS DIZ QUE É
CALÇA DE MULHER ?
TÁ VENDO IRMÃOS OS LEGALISTAS NEM
SABEM O QUE ESTÃO FALANDO.

Anônimo disse...

Companheiro nem tudo o que foi escrito no velho testamento seria para aquela época. Daniel diz: ...essa visão ainda é para muitos dias...
Na Escocia e na Africa é uma questão cultural. Se não existe distinção porque vc não usa saia? Porque não gosta ou porque é ROUPA DE MULHER?
Deus inspirou alguém para criar a calça e haver distinção... voce acha que Deus é machista por isso?
Quem usava e para quem era calça quando ela fora criada?
Já eram usadas como meia-calça na mesopotâmia como acessório para proteger os soldados do frio e facilitar a montaria.
As primeiras peças, de uso "EXCLUSIVAMENTE MASCULINO, foram tecidas no século VI.
Deus criou Eva e o diabo a usou para se rebelar(desobedecer)e conhecer o que era contra a palavra de Deus.
a calça foi criada para o homem e e
em 1520 Isabella de Castilha(por rebeldia)causou um grande escândalo usando calça.Achando que estava quebrando preconceitos.
Por acaso na sua Biblia Deus discreve a mulher ter atitudes igual ao Homem? Ou Deus é machista pra voce também?

Vanessa disse...

A paz do Senhor a todos e todas... Como alguns já comentaram aqui, discussão sobre mulher usar calça ou não cabe. Quando Moisés fala em Deuterômomio de homem não usar roupa de mulher e vice versa não estava falando de uma peça específica. Até porque, mesmo justa, a calça comprida tapa muito mais o corpo do que as saias e vestidos que já vi mocinhas evangélicas usando para ir a igreja, e mocinhas filhas de pastor. Então deixemos de hipocrisia e disseminação de discursos de costumes que escondem outros debates mais urgentes. O que tanto um homem quanto uma mulher de Deus têm que ter é bom senso e recato, é ter comportamento decente. E decência não se mede pela calças.

Anônimo disse...

A paz do senhor pra todos os irmãos,
querido irmão anônimo então vista uma saia de homem e vá em público,
com o conceito de que na Escocia e na África usam e que jesus usava túnica, você usaria se outra pessoal lhi desse a calça feminina?
Se existe calças masculina e feminina pra que a existecia da saia? Qual a razão pra ele existir?
Pr: No céu não tem arrumadinho jesus ti chamou pra fazer a diferença entre o que servi e o que não servi. Meus queridos irmãos, os costumes nós devemos aprender que; cada país tem um costume, tem sua cultura, então no brasil o seu costume é mulher vestido e saia, homem calça, e o mal de todo os Pr é não aplicar a verdade.
Aux. Jandilson.

Pr.Leandro Linhares disse...

Meus queridos a paz seja convosco. Bom... meus irmãos nós temos que ter entendimento e maturidade das coisas que lemos e ouvimos, a biblia é uma só, tanto aqui como na Escócia Africa etc.Porém temos uma cultura independente do crédulo religioso aqui no Brasil, nao se trata da cultura estadual e sim nacional nao que a cultura Estadual nao possa ser seguida no meu caso sou Gaúcho como todos sabem nossa cultura masculina é bombacha ou seja'traje gaucho' e a mulher vestido de prenda enfim,apesar que são poucos que usam mas...o que quero dizer
é que traje padrão a nivel nacional é:"homem usando calça ou terno e mulher saia ou um vestido como queiram". A propria igreja catolica que ja existia aqui antes mesmo do movimento pentecostal, as freiras eram ensinadas que deveriam usar saias,e logico que as mulheres catolicas copiavam este exemplo e até pouco tempo atras as catolicas seguidoras da igreja nao usavam calças femininas,
porque foram ensinadas desta forma ou seja existe um padrão.Mas...o que voce precisa entender que a roupa que voce estiver usando, estas coisas nao entrarão no céu, porém temos que ter o entendimento de uma coisa: Ser o exemplo dos fiéis.As igrejas pentecostais não tinham o costume de aceitar este tipo de veste nem em seus templos ou até mesmo na rua e havia muitas maravilhas no meio do povo, converções, batismo com espirito santo e prodigios, muito mais do que hoje, poxa eu fico me perguntando se estava dando certo do jeito que vinhamos porque mudarmos? eu não sou quadrado e nem extremista mas a verdade é esta e isto me leva a crer que algumas coisas mudaram e infelizmente pra pior mas eu deixo uma observação aqui:

Se o jeito que voce estiver vestido dentro de sua casa, na rua e na igreja, alguem quando olhar pra voce, conseguir ver o brilho do Espirito Santo, ver Jesus brilhando na sua vida e louvar a Deus por isto,não serei otário para dizer que voce não tem Deus na vida pois Deus nao me chamou para juiz e sim buscar as ovelhas perdidas da casa de Israel. Mas veja bem, Deus tem que resplandecer na sua vida sem que seja preciso escrever na testa"sou um cristão"eu sempre digo uma coisa, isto é pessoal.
Eu passo dias se preciso for ensinando uma pessoa que realmente queira mudança de vida,pois na verdade converter-se quer dizer mudar de vida, do que ficar discutindo este tipo de assunto com crente cascudo dentro da igreja, que só quer contender a palavra, não sejam contenciosos meus irmãos as nossas igrejas não tem tal costume ,disse Paulo:


Fiquem na paz e um grande abraço.

Anônimo disse...

Paz do senhor irmãos.
Eu reafirmo o que o Pastor dia 7 de outubro de 2011 falou.
Na verdade irmãos devemos atentar para a volta de Cristo e a santificação sem a qual(santificação) a palavra fala ninguém verá a Deus!Então devemos ser diferentes em tudo; estamos no mundo, porém não somos dele! Como crentes Salvos devemos ser santos como ele é santo; a sua palavra diz. Independente do costume da sua igreja ou país, você é cristão, então fale como crente, se vista decentemente e viva pra Fazer a vontade daquele que lhe chamou.
A CALÇA não leva ninguém pra o inferno irmãos, mas o pecado através do seu corpo e a sensualidade que a maioria das calças(apertadas no geral) hoje em dia transmite; isto sim leva a morte espiritual. Ou não sabeis que o vosso corpo é templo e morada do Espirito Santo.
Deus vos abençõe!

Anônimo disse...

queridos irmão nos que servimos a Deus temos que ser diferente em todos os centido somos a luz do mundo e o sal da terra onde esta a luz de nossa vida se andarmos igaual ao mundo devemos ser diferente fomos chamado par fazer a diferenca em todos os centidos se vestimos e agimos igual ao mundo onde esta a diferença em nossas vidas não poder aver mistura entre o povo de Deus e o mudanismo mulheres de DEUS TENQUE andar como mulheres de DEus não como o mundo anda orem peçam a DEUS DOM DE DERCINIR POIS A CEGUEIRA ESPIRITUAL ESTA TOMANDO CONTA DA TERRA jESUS ESTA VOLTANDO AQUELE QUE PERSEVERA ATE O FIM SERA SALVO

fatima disse...

sou evangelica uso saia ha 15 anos sempre fui de igreja com doutrina hoje sou de igreja q n tem doutrina e tenho duvidas se uso calça ou não, não sei se é por medo ou porque ja acostumei mas tenho vontade mas falta coragem vc pode me dar um conselho?
obrigada paz

Anônimo disse...

Quão a humanidade esta cada dia ficando mais insensível com as coias
se fosse fácil ser crente ou seguir a cristo Jesus num tinha dito que: "aquele que mão deixa pai,mãe, irmão entre outro por amor de mim não e digno de mim..." muitos dizem A cada dia vemos que Deus nós que do jeito que somos pois ele nós ama, eu acho isso um engano quando o profeta is 6:7a8 Quando viu a gloria de DEUS ele houve uma mudança em seu modo de Pensar de agir se você vem para casa De DEUS da maneira que você procedia no mundo e a mudança de Cristo em sua vida cade... A Palavra de Deus diz: "Nova criatura e as coisas velhas se passarão e tudo novo se fez" diz.."tudo novo se fez.." você e nova criatura em cristo então você e novo por isso que muitos discordam não com a doutrina mais ta discordando da Palavra de DEUS pois não houve o verdadeiro encontro com DEUS se Você fisser uma campanha de 21 dia como Daniel TENHO A cerTesa QUE CRISTO VAI TE MOSTRAR A VERDADE E A VERDADE E O QUE VOCÊ TANTO DESCORDA.... que deus te abençoe

MEU NOME E JEFERSON RAYON
MINHA ESPOSA SÓ USA SAIA E TENHO ORGULHO DISSO E ALEM DISSO O CABELO DELA CHEGA QUASE NO JOELHO E ELA TEM 18 anos
VIDA_EVANGELICA@hotmail.com

wanderson disse...

Eu li o comentário de vocês, confesso que fiquei impressionado pela falta de conhecimento Bíblico e de interpretação de texto. Parabéns ao Pr. Elizeu pelo bom comentário sobre a interpretação do versículo. Fiquei surpreso com algumas palavras expressadas de forma escrita principalmente pelo colega anônimo, sem contar, chamar o Espírito Santo de espírito Santo em um dos seus texto. O texto relata uma exirgência de Deus para aquela época que também nos orienta para a atual, porém, não se refere a calças mas, diferenciar o feminino do masculino. “Não haverá traje [keli] de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa [simlah] de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é a YHWH teu Elohim.” (Devarim/Deuteronômio 22:5)
Entre colchetes estão os termos hebraicos originais. O termo “keli” significa vaso ou utensilho, e normalmente se refere a elementos de vestimenta militar (couraças, armaduras, bainhas de armas.) Isto é, uma mulher não deveria usar coisas de homens. Já o termo “simlah” é o antigo nome para o xale que hoje em dia é conhecido como talit.
Agora observem que interessante. A Torá diz que um homem não deve usar uma “simlah” de uma mulher. Porém, a própria Bíblia fala de “simlah masculina” em diversos lugares. Apresento aqui um exemplo:
“Então David levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se, mudou de roupa [simlah] e entrou na casa de YHWH para se prostrar. De volta à sua casa, mandou que lhe servissem a refeição, e comeu.” (Sh’muel Beit/2 Samuel 12:20)
Ora, será que David foi à Casa de Elohim trajando vestes femininas? É claro que não. Acontece que tanto homens quanto mulheres usavam uma mesma vestimenta. A diferença não estava na peça de roupa em si, mas nos detalhes da roupa.
E este não é o único exemplo. A principal vestimenta usada por homens e mulheres naquela época era uma espécie de túnica, amarrada na cintura, chamada de ketonet.
Mais uma vez, vemos homens e mulheres usando a mesma vestimenta:
“Israel amava Yossef mais do que todos os outros filhos, porque ele era o filho de sua velhice; e mandara-lhe fazer uma túnica [ketonet] de várias cores.” (Bereshit/Gênesis 37:3)
“Então Tamar tomou cinza sobre a sua cabeça, e o vestido [ketonet] de muitas cores que trazia rasgou; e pôs as mãos sobre a cabeça, e foi andando e clamando.” (Sh’muel Beit/2 Samuel 13:19)
Aí está a prova, sem nenhuma sombra de dúvidas, de que homens e mulheres nos tempos bíblicos vestiam-se com as mesmas peças de roupa. A diferença estava no formato, nas cores, e nos ornamentos de cada roupa. É possível, por exemplo, que as vestes femininas fossem mais coloridas, com detalhes de flores, etc. O melhor a se fazer é não só colocarmos em prática o que ouvimos e sim estudarmos a Bíblia no seu original para interpretarmos ela na orientação do Espírito Santo. Paz!

wanderson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

vc ta precisando se converter pastor....

Unknown disse...

me desculpe alguns irmãos mas falta sabedoria de Deus,pois ele não olha como olha o homem se fosse assim ele não teria recebido a adoração de Davi pois o mesmo estava desposto.o problema do ser humano é que tem tanta alma perecendo e muitos debatendo se é certo ou errado mulher usar calça vai fazer o ide de Cristo e deixa Deus julgar se é certo ou errado fiquem na paz.

eliel lima disse...

Olá amigo !!graça ele paz no senhor Jesus Cristo !!!esse assunto e muito interessante e fácil de responde ou juntar os argumentos do ver a origem da calça e o proposito que criaram ,ex a calça foi criado por Patallon e criado para separar os burguesia dos pobres ou seja quem usava eram ricos para eles e acrescentar mais um assunto a gravata foi feita para identificar o homessexual .A Internet tem vários assuntos sobre isso ,se vc percebece sobre uma comunidade Cristã era assim vou descrever ,eles dormião com os pais ,eles se embriagavam com o vinho da santa ceia ,eles Formoso com prostitutas abertamente ,eles não tinha União entres algumas comunidades cristã. Eles falam em liguas e tantas coisas como faziam ou vcs xamariam de comunidade Cristã??? Esse relato que faço era a igreja em coríntios!!!e o Paulo nunca mencionou ou desprezou aquilos que eles os faziam eles eram crianças. Na fé mas Paulo o entendeu isso .isso e uma reflexão,,...que sejamos discípulo do senhor !!!e fazei deçiscipulo!!!amém o senhor Jesus amam a todos e ele que q crescemos e nos editamos uns ao outros amém??? Deus os abençoe

Anônimo disse...

Deuteronômio 22:5, e diz o seguinte: “A mulher não usará roupas de homem, e o homem não usará roupas de mulher, pois o SENHOR, o seu Deus, tem aversão por todo aquele que assim procede.”

*******************************

No original ou seja no hebraico diz roupas militares, na epoca do Criador, não existia calça, usava-se estilo tunicas, a unica diferença das roupas masculinas para as femininas é os acessorios para diferenciar o mesmo.
**********************************
A calça foi criada pelas mulheres camponesas,elas trabalhavão no campo usando vestidos e saias. Devido seu trabalho, elas agachava e levantava,isso dificutava o mesmo, alem disso chamava-se a atenção dos homens no campo. Foi quando elas criou a calça estivo pantalona com uma bolça para amazermar sua colheita.
***********************************

Ja que foi criada pelas mulheres, então os homem não podem usar CALÇA.

COMO QUE FICA ???

li disse...

ACHO UMA VERGONHA PRA NOS CRISTAO TER QUE PERDER TEMPO ENSINANDO QUE NAO É PECADO USAR CALÇA O MEUS IRMAOS LEIA A BIBLIA COM ENTENDIMENTO DO ESPIRITO SANTO NAO FICA SENDO GUIADO POR CEGOS NAO, ESSES PASTORES QUE ENCINA ISSO ESTAO CEGOS ESPIRITUALMENTE, EU CONGREGUEI NUMA DENOMINAÇAO ONDE AS MULHERES SO USAVAM SAIA EU TAMBEM SO USAVA SAIA MAS NAO ERA POR FALTA DE ENTENDIMENTO NAO ERA PORQUE EU ESTAVA LÁ ENATAO ASSIM PROCEDIA MAS NUNCA ENCINEI QUE USAR CALÇA É PECADO OU QUE EXISTE ARGUMENTO BIBLICO PRA DEFENDER ESSE ABSURDO PORQUE NAO EXISTE.

Anônimo disse...

sobre á mulher ser mais atraent em usar calça,conheço muitas crentes que usa vestidos longos e apertados que sao muitos mais atrativos para quem tem a mente poluida.tem saias ou vestidos at longos que chamam muito mais a atençao

Anderson disse...

O objetivo do cristão é se salvar e salvar a outros; Ou seja a nova vida; O que temos que pensar é como devemos nos possicional para estarmos em condições de estar lá; E para isto é necessario muitos caminhos para lá.
Deus ensinando um desses caminhos Ele afirmou: O homem não usará roupa de mulher nem mulher usará roupa de homem, é abominação. Dt 22:5
Falando de calça, é verdade que naquela época não existia calça e nem mesmo quando o texto de deuteronômio foi escrito por moisés; então para entendermos a vontade de Deus em deferentes épocas é respondermos uma pergunta importante: Por que Deus não deixou misturar as roupas?
Porque Deus não é de confusão I corintios 14:33; Este é o primeiro ponto, a mulher ou o homem não pode usar uma roupa que confundi, ora se de longe vermos uma pessoa usando saia, que vai parecer? Por favor não me responda que é um escocês, pois a maioria do mundo já entendeu que a saia não é de homem, pois inteligentimente falando é incoveniente e incopativel.
Agora, se vermos uma pessoa usando uma calça o que vai parecer?
Ha!!! mais tem calça de mulher!!!
Vejamos... diferença da calça de mulher para a do homem: É muitas vezes apertada ao todo e outras apenas soltas nas pernas e ainda existe os chortes; nimguem vai pro céu se é pedra de tropeço; I corintios 6:18 diz que devemos fugir da impureza, e modelar o corpo é impureza e nisto vem uma torrente de olhares a asobios maliciosos, devemos glorificar a Deus no corpo I corintios 6:20 e tudo tem que ser para a sua gloria I corintios 10:31, que devemos abster-nos do mal I tessalonicenses 5:22.
Eu não olho para mulheres de calças, porque esta escrito: Aquele que fecha os olhos pro mal, abitará nas alturas, isaias 33:15 e 16.
Deus está separando o seu pequenissimo povo que é diferente do mundo, não parece do mundo, mais é sua luz; sou feliz por minha esposa usar só vestidos e saias que é claro, não marca o corpo ou é curto se não adianta de nada também, pois a questão é não mostrar o corpo; Que todas voceis mulheres possam refletir nisto; enquanto usarem calças, seram de fato estrumentos do inimigo; Pois o que tropeça em um só pondo se torna culpados de todos, tiago 2:10

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Com todo respeito.
O que são roupas de homem e ou de mulher. Quando a bíblia foi escrita, todos usavam roupas similares a vestidos. Não se tinha a distinção das vestimentas. Porque se proíbe em algumas religiões a calça comprida para mulheres? Quem definiu que calça é roupa de homem? Se for pela bíblia( mulher não usara roupa de homem), como fazia na idade antiga Jesus usava vestido então e ai? A calça foi criada na idade média. Nada tem relação com bíblia. Isso pra mim é apenas uma questão dogmática sem sentido. O que vale a descrição, calças muito apertadas insinuantes até levo em conta. Mas de forma geral não acho que deus está preocupado com a roupa da mulher e sim com o que está em seus pensamentos e suas ações.

Melquiades disse...

Amigo, onde fala na Bíblia que calça é roupa masculina? Aliás, onde aparece a palavra calça na Bíblia? Como você apresenta uma certa ignorância vou te elucidar: Nos tempos vetero-testamentarios, todos usavam Tunicas (algo como vestidos primitivos) e existiam diferenças entre o masculino e o femininos. Na questão do versículo abordado, quando fala que mulher não usará roupa de homem, esse “roupa” no original hebraico é “k’êliy” que quer dizer “artigo masculino”, sendo muito mais abrangente que simplesmente veste. No caso proibição de homens usar “vestes” femininas, a palavra hebraica para “vestes” é Simlah” e expresa veste ou panos. A calça cumprida originalmente foi desenvolvida para mulheres andar de cavalo, podemos assim dizer que originalmente a calça é um artigo feminino, logo após surgiu o blue jeans, que foi uma adaptação das veste de equitação femininas para os marinheiros ingleses.

Anônimo disse...

Se vcs acompanharem a história das calças, verão que cada região sempre teve seus costumes.Os judeus usavam túnicas porque assim era naquele tempo.
Mas se observarem a história das calças na nossa cultura, as mulheres só começaram a usá-las na segunda guerra mundial quando teriam que trabalhar fora, e assim pegavam as calças de seus maridos.
Isso até um estilista criar assim calças para mulheres.
Até então na nossa cultura só homens usavam calça.Nós não somos judeus, por isso nunca usamos túnicas.
SE DEUS FALOU ISSO NO ANTIGO TESTAMENTO É PORQUE ELE É UNICIENTE E SABIA QUE ISSO IRIA ACONTECER AGORA, OU VC PENSA QUE ELE SO IRIA FALAR ISSO POR FALAR?
DEUS NÃO É ESSE VELHO BARBUDO GORDO E PREGUIÇOSO QUE AS DENOMINAÇÕES ENFIAM NAS CABEÇAS DAS PESSOAS NÃO.ELE SABE MUITO BEM O QUE FALA, E SE ELE FALOU ISSO NO PASSADO É PORQUE IRIA ACONTECER. PORQUE ELE É O MESMO ONTEM, HOJE E ETERNAMENTE. AMÉM.

Anônimo disse...

De pasteis como esses a igreja ta cheia,oremos para q Deus levante pastores e não homens q querem manter igrejas cheias,o dizimo lá em cima e nem querem andar de carro popular não é só importados,e eles ainda defendem o uso da calça comprida porque gostam de avaliar o material

Anônimo disse...

Deixe o povo ficar ollhando pra sua.

igor disse...

É desse jeito aí vaso,o q me dá nojo são esses pastorzinho q dizem ser ungido,só se for com azeite da feirinha,eles tem q tomar é vergonha na cara deles.

Anônimo disse...

Falou tudo,gostei,pega ele mesmo,de mercenários as igrejas estão cheias.

Anônimo disse...

Manda ela ir no bordel q com essas calças q ela tem vai fazer sucesso.

Anônimo disse...

Desse jeito não precisa nem dizer pra onde vc vai,mais da tempo d tomar vergonha na cara e se converte dos seus maus caminhos,há esqueci d 1 coisa por isso o apostolo nao permitia a mullher ensinar na igreja,então o seu comentário aki não é levado a sério,e quanto andar nú não seria 1 boa pra vc pois mostraria as estrias e as celulites,bota 1 vestido e cubra esses defeitinhos aí.

Anônimo disse...

Ela q soltar a franga deixa ela soltar,mostrar o tamanho do canal q têm entre as pernas e vc tá igual ao pastorzinho qualquer mullher enrrola vcs,vcs me dão vergonha 1 homem q não consegue dominar 1 mullher é mellhor morre,elas são muito facil d convencelas.

Anônimo disse...

Irmã fica no seu canto quieta.1 tm.2.11-12 A mullher aprenda em silêncio,com toda a submissão. 12 E não permito que a mullher ensine,nem exerça autoridade sobre o homem,esteja,porém,em silêncio.

Anônimo disse...

A paz do Senhor irmã vou t responder com 1 versículo.2 timotéo 3.14 Tu,porém permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado,sabendo de quem o aprendeste. Não copia essa igreja moderna não pois ela está morta.

pb.igor disse...

O curriculo do pastor é bom,ele é inteligente,têm influência,mais diante do homem cheio de Deus ele é 1 coitado q por algum motivo,deixou de seguir o Mestre,pastor com todo esse conhecimento o senhor podia ganhar muitas almas pra Jesus,ele t ama e t espera no mesmo lugar em q vc parou,pastor é tempo de voltar,de se arrepender é tempo de reconciliar,Jesus t espera.

Anônimo disse...

Conheço crentes que nao usam saias pque é pecado, nao corta o cabelo pque é pecado. Mas trai o marido pque ja foi pega de madrugada no mato com outro homem e fala mal da vida de todo mundo. Entao se Deus se preocupa só com o externo e o interno pode estar podre,que Deus é esse??? Aff me poupe

Anônimo disse...

O povo aqui se ofendendo uns com os outros e o Diabo batendo palma kkkkk

Vani Alves disse...

Li suas mensagens e fico horrorizada em ver q tem cristao q não tem linguajar cristão. Essa de soltar"a franga" é linguagem de ímpios. Pois a palavra de Deus nos diz q a língua é o menor pedaco do nosso corpo, mas e o q nos condena ao inferno. E se vc continuar julgando e usando esse linguajar "sujo" vc já está condenado ao INFERNO. Pois nao estamos aqui para julgar. Na verdade acho q vc pode esta fazendo oarte de alguma denominação, mas aconselho a vc, a orar, pedir sabedoria, olhar as pessoas com olhar espiritual, a nao julgar o teu próximo e principalmente mudar essa forma de falar. Pois aqui não tem santo, somos falhos é q no tempo certo Deus vai fazer essa separação. Peço a todos q se sentiram ofendido pelas palavras do irmão (Anônimo)q Oremos por ele. Pois ao q percebemos ele precisa verdadeiramente ter intimidade com Deus. Deus abençoe a todos em nome de jesJe

Viva a sociedade alternativa!! disse...

Que dó de você Priscila, realmente não conhece Jesus, e muito menos não deve nem ter uma religião...lam lamentá.

Viva a sociedade alternativa!! disse...

Kkkkk anônimo doido que pspo e esse de dominar mulher, estaeloucao?

Pr. Edivaldo disse...

No tempo de Jesus as mulheres não usavam calça comprida e mesmo assim já eram cobiçadas, pois Jesus disse que qualquer que olhasse com intenção impura para um já adulteração. MT. 5.28

Unknown disse...

A paz de JESÚS para todos, bem eu acredito que a calça surgiu da necessidade que seres humanos dotados de inteligência capazes de criar uma peça de roupa que protegesse do frio e qualquer outra coisa que pudesse em contato direto com a pele trazer desconforto ou dor, no caso de montar a cavalo por exemplo, além de tampar ou esconder as partes íntimas, principalmente nos dias de hoje dentro de um ônibus, eu como mulher me sinto mais protegida de calça, com blusa mais comprida tipo túnica, como as indianas. Quanto aos homens estarem olhando com más intenções, a bíblia também que ''se os teus olhos te fazem tropeçar arranque os'' ou seja pare de olhar. O sempre da um jeito de culpar a mulher, até Adão culpou Eva, e a Bíblia diz que ele não foi enganado.